

Para Lideranças
- Comece por aqui
- Jornada de Transformação
- Mantra
- Estrutura celular
- Guia de Competências
- Ciclo de gente e gestão
- Nossa caixa de ferramentas
- 1:1
- Feedback
- PDI
- Pesquisa de Engajamento Pulse e E-NPS
- Autoavaliação
- ADI/Calibrações
- Check Sucessão
- Mapa estratégico
- O que é OKRs?
- Hora da Ação
- Aperte o play na execuçao
- Conteúdos adicionais
Comece por aqui
Jornada de Transformação
Buscamos evolução contínua e precisamos estar em constante mudança e adaptação, buscando novas formas de atender às demandas e expectativas dos nossos clientes. Lideramos uma transformação para evoluir, a cada dia, três pilares essenciais para o nosso Varejo: a nossa cultura, a operação e o negócio.
CULTURA
OPERAÇÃO
NEGÓCIO
O roteiro para essa Jornada de Transformação é o nosso Mapa Estratégico.
Mas, para onde estamos indo? Na prática, a evolução desses três pilares nos levará a ser o maior ecossistema de home design.

Nosso combustível é o Modelo Ágil, que sincroniza a Cultura e os ciclos de Gente e Gestão, por meio de rituais.


Confira um recorte do episódio Design e inovação: papo com Romael Soso, do programa CEO Talks | Exame.
Neste recorte, nosso CEO Romael Soso fala da importância da transformação cultural, operacional e do negócio.
A Jornada de Transformação cultural, da operação e do negócio é um processo contínuo e que exige comprometimento e esforço de toda a equipe. É preciso estar disposto a sair da zona de conforto, a experimentar novas ideias e a se adaptar às mudanças.
Por meio dessa jornada, estaremos preparados para responder aos desafios do mercado, oferecendo um serviço de qualidade e valorizando nossos colaboradores e clientes.
E por que Cultura de Varejo? A cultura sustenta o nosso negócio, é como nos posicionamos. Ela é co-criada por todas as pessoas que compartilham de um mesmo contexto, além de ser a expressão daquilo que somos como coletivo.
Confira, na sequência, os elementos da Cultura de Varejo na Portobello Shop.
Mantra
Crescer rápido e com o Nosso Jeito.
Nosso mantra nos impulsiona a crescer e o que acelera esse movimento é a confiança. Ela se fortalece com a consistência de entregar a cada interação a melhor experiência.
E essa é a nossa missão: ampliar o nível de confiança e conexão com as pessoas.


Confira um recorte do episódio Design e inovação: papo com Romael Soso, do programa CEO Talks | Exame.
Neste recorte, nosso CEO Romael Soso fala sobre como foi concebida a nossa Estrutura Celular.
Guia de Competências
A nossa Jornada de Transformação é feita por gente motivada por entregas excelentes e guiada pelas necessidades e pela satisfação de nossos clientes, inconformada com o status quo, apaixonada por design & inovação, orientada por resultados.
Crescemos juntos, com as pessoas certas, nos lugares certos, vivendo na prática os comportamentos que traduzem nosso jeito de ser e fazer.

Para impulsionar o nosso crescimento, criamos o nosso próprio Guia – ele auxilia a atrair as melhores pessoas, facilitar a integração, ajudar quem já está conosco a revelar seu potencial, facilitar o feedback, ampliar a inovação, reconhecer e desenvolver talentos e trazer mais fluidez para nossa rotina.
Veja como você, no papel de Líder, pode cultivar as competências do nosso guia no dia a dia:





Até aqui você conheceu a Cultura de Varejo da Portobello Shop, como nos posicionamos e os elementos que nos sustentam.
A partir de agora, vamos falar sobre a sincronização dos ciclos de Gente e Gestão, seus rituais e como partir para a execução!

Ciclo de

Para potencializar o desenvolvimento e a capacidade de execução das equipes, sincronizando a atuação da liderança com a cultura, foi criado o Ciclo de Gente & Gestão.
Estes ciclos, sincronizados, dão vida a nossa cultura, proporcionando um fluxo de comunicação e alinhamento contínuo e facilitando o alcance de um desempenho competente.

Nossa Caixa de Ferramentas
A sincronização do Ciclo de Gente & Gestão é suportada por excelentes ferramentas de mercado. Vamos conhecê-las.
Clique em cada imagem de sistema para saber mais.

“Cada alto desempenho é único e distinto e se destaca precisamente porque essa pessoa entendeu sua singularidade e a cultivou de maneira inteligente”
Estamos conectados à missão de “ter as pessoas certas, fazendo as coisas certas e conectadas ao nosso jeito”. Para isso contamos com os rituais do Ciclo de Gente.
Agora que você já conhece cada etapa do Ciclo de Gente, vamos dar um zoom in apresentando o conceito e boas práticas de cada ritual.
1:1
O termo One-a-one trata-se de uma conversa individual com cada membro da sua equipe, para promover direcionamento, desenvolvimento e gerar engajamento – além de fortalecer a cultura e o senso de pertencimento.
Quanto mais próximo você estiver do seu time, com mais facilidade conseguirá entender dificuldades, direcionar caminhos e facilitar o desenvolvimento. O 1:1 só gera valor quando existe intenção e planejamento na ação. O one a one aparece em vários momentos do Ciclo de Gente, confira.





Feedback
A Cultura de Feedback é essencial para gerar desenvolvimento, transparência, engajamento, além de promover uma cultura de reconhecimento. A liderança tem um papel fundamental nesse processo.
Use e abuse do nosso Check List para um Feedback Comprometido.
Trata-se de uma revisão do passado e de alinhamento e perspectivas futuras, fomentando a cultura de diálogo e aprendizado, reconhecendo os valores e habilidades que estão sendo praticados e quais podem ser desenvolvidos ou potencializados.
Acabou de participar de um projeto e quer pedir feedback sobre a sua contribuição? Quer enviar um feedback para uma pessoa sobre um valor da nossa cultura que você notou que ela colocou em prática? O ritual de Feedback pode ocorrer a qualquer momento do Ciclo de Gente, quando você como líder achar necessário, podendo também ser solicitado pelas pessoas de sua equipe.
PDI
O PDI é construído com base na parceria entre líder e liderado, sendo revisado a cada trimestre.
No time de Gente & Cultura, temos o compromisso de apoiar a sustentação deste processo, criando caminhos, rituais e repertórios para que você tenha segurança em promover a Aprendizagem em sua equipe. E como isso funciona na prática?
O PDI acompanhará o ciclo de Gestão, aproveitando os inputs das revisões de OKRs, e também as expectativas de carreira para gerar momentos de reflexão, como check-ins e check-outs, que depois geram Sprints de Aprendizagem.
Pesquisas Rápidas – PULSE e E-NPS
Cliente no centro e você também no centro… Para nós é muito importante te ouvir e saber como está se sentindo. A visão sobre satisfação das equipes na Portobello Shop agora conta com a medição de duas pesquisas: a PULSE e o e-NPS.
Da mesma forma que o NPS busca medir a lealdade de nossos clientes, o e-NPS busca entender o grau de engajamento de equipes e entender quantas pessoas são detratoras, neutras ou promotoras da cultura e da organização.
A pesquisa PULSE é feita semanalmente via plataforma QultureRocks ou slack, na qual as pessoas da sua equipe respondem com um sentimento em forma de emoji, refletindo sobre a sua semana de trabalho, destacando o que foi bom e o que não foi.
Autoavaliação
Momento onde cada pessoa realiza sua autoavaliação, considerando suas entregas no ciclo e sua contribuição no fortalecimento da cultura.
Você como Líder, tem o compromisso de proporcionar discussões sobre a nossa transformação, e estimular a autoavaliação dos seus liderados para que se sintam cada vez mais parte e em conexão com a jornada que estamos trilhando juntos.
ADI/Calibrações
A Avaliação de Desenvolvimento Individual (ADI) é o momento colaborativo para aprendermos sobre as equipes, gerarmos inputs para as devolutivas de desempenho e coerência na aplicação de ações de meritocracia. Ela ocorre no final do Ciclo de Gente e leva em consideração os registros inseridos na nossa Caixa de Ferramentas – 1:1, Plano de Desenvolvimento, metas etc.
Check Sucessão
Neste momento avaliamos proativamente talentos potenciais para assumir novas posições dentro da organização. A possibilidade de sucessão também leva em consideração os registros inseridos na nossa Caixa de Ferramentas.
Atenção!
No bloco Hora da Ação você verá como utilizar a Caixa de Ferramentas para cada ritual.
Para potencializar o desenvolvimento e a capacidade de execução das equipes, facilitando o alcance de um desempenho competente, os ciclos de Gente & Gestão estão sincronizados
Dentro do Ciclo de Gestão temos o roteiro para a nossa Jornada de Transformação – que é o nosso Mapa Estratégico. E para auxiliar na compreensão desse roteiro usamos um Modelo de Gestão Ágil, baseado em OKRs
Mapa Estratégico
O que é OKRs?
O Modelo de Gestão por OKR – um sistema de gestão de metas coletivas e individuais que tem como base a estratégia do negócio, no nosso caso, o 5YP .
Esta metodologia traz simplicidade e clareza nos alinhamentos das metas globais da Portobello Shop com cada time, trazendo senso de pertencimento e foco para execução.
Na Portobello Shop, os OKRs sustentam e conduzem a nossa Jornada de Transformação para entregarmos no curto prazo os resultados que nos conectam com a nossa visão estratégica de longo prazo.
Atualize-se sobre quais são os OKRs da Portobello Shop.
Hora da Ação – Caixa de Ferramentas
Agora que você já conhece as etapas do Ciclo de Gente e Gestão, você verá como partir para a ação utilizando a plataforma QultureRocks e executar na prática os rituais que serão exigidos de toda a liderança na Portobello Shop.
Acompanhe um vídeo que apresenta as funcionalidades da plataforma:
Aperte o play na execução!
Conteúdos adicionais

